sexta-feira, 18 de julho de 2014

AS TROCAS DE ESCRITA DO ALUNO


No início ou durante o processo de alfabetização, o aluno poderá apresentar trocas transitórias em sua escrita, algumas consideradas comuns, tais como, “m” no lugar de “n”; escreve: “caza”, ao invés de “casa”, "paceio" ao invés de "passeio","májico" ao invés de "mágico", entre outros, pois o mesmo ainda não se apropriou das regras da gramática. 

Porém, se o professor observar a ocorrência das trocas surdo/sonoro na escrita do aluno (conforme o quadro abaixo), o ideal é encaminhá-lo, o quanto antes para Avaliação Fonoaudiológica. 
Este quadro representa os tipos de trocas que a Fonoaudióloga irá trabalhar com a criança. 
 As trocas fonológicas do tipo surdo-sonoro quando não trabalhadas logo no início, a tendência é que elas se tornem persistentes, pois quanto mais tarde diagnosticadas, mais difícil torna-se o trabalho fonoaudiológico.

Obs: Vale lembrar que estas trocas podem ocorrer também na fala, podendo a criança estar apoiando na oralidade na hora de escrever. Nesse caso, deverá ser trabalhado a fala e a escrita juntos. Contudo, às vezes, as trocas acontecem apenas na escrita, sem que esteja ocorrendo alteração na fala.
 Fonoaudióloga Educacional e Clínica  
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