quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO: LEITURA E ESCRITA

      O aprendizado da leitura e escrita requer funções cognitivas complexas, para tanto, é preciso desenvolver as vias visual/ auditiva e principalmente a memória.
         É importante observar se no decorrer deste processo de aprendizado da leitura e escrita a criança esteja desenvolvendo também  a sua COMPREENSÃO para aquilo que está lendo.


           Abaixo coloquei alguns exemplos de atividades (Fontes citadas no final do texto) que podemos elaborar com baixo custo, geralmente utilizando materiais recicláveis para ajudar na estimulação do aprendizado da leitura e escrita das crianças em início ou em processo de alfabetização.


1. Colocar palitos de sorvete sobre as letras escritas em uma folha de sulfite.

..............................................................................................................

2 . Utilizando sulfite, alfinete com pontas coloridas e cortiça. A criança irá colocar os alfinetes sobre a letra escrita no papel sulfite. Sugere-se que embaixo seja usado cortiça para furar melhor o papel. 

..............................................................................................

3. Utilizando sal de cozinha, tampa de caixa de sapato ou recipiente de vidro raso, a criança pode iniciar escrevendo as vogais com a utilização do dedo indicador ou com o lápis de escrever (conforme a foto). Depois das vogais, peça para ele escrever as demais letras do alfabeto.

..........................................................................................

4. Com apenas uma caneta "marca texto" escrever uma letra  para que criança passe por cima dela com um lápis de escrever.

..........................................................................................

5. Escreva com giz algumas letras no chão. Você pode elaborar várias brincadeiras.

...........................................................................................

6. Montando o alfabeto: usando  tecido ou feltro e EVA para formar as letras.

............................................................................................

7. Montando o alfabeto: usando cortiça, alfinetes com ponta colorida e EVA para formar as letras.

................................................................................................

8. Essa atividade pode ser adaptada: ao invés dos desenhos, podemos usar as letras e colocar os brinquedos em cima da letra correspondente a sua inicial.


...................................................................................

9. Porta  letras: opção colocar dentro de um porta objetos com repartições ou gavetinhas, dentro de mini tapweres ou de copinho plástico.


...................................................................................

10. Usando caixas de sapatos, você pode usá-las, escrevendo uma letra no fundo de cada caixa (conforme a figura) para montar o alfabeto, depois selecionamos alguns objetos, em seguida solicitamos para a criança colocá-las na caixa de acordo com a inicial da letra do objeto.

..................................................................................................

11. A mesma atividade acima pode ser feita com a utilização de potes de vidro com tampa, escrevendo as letras pelo lado de fora com caneta (marcador para retro projetor) bem grande e selecionar alguns objetos para a criança colocar dentro de cada pote correspondente a inicial do objeto com a letra correspondente.

....................................................................................

12. Em uma folha você pode fazer a atividade (conforme figura) e passar o papel contact. A criança irá preencher o quadrado com canetinha com a sílaba correspondente. Para apagar depois é só utilizar álcool e um chumaço de algodão.


             ....................................................................................................

13. Com papel contact e cartolina fazer um mural com o alfabeto e as famílias silábicas. Você pode escrever  as letras no computador e imprimir ou escrevê-las utilizando uma canetinha.                                   
                                
   
................................................................................................................

14. Neste exemplo você pode utilizar também o recurso com figuras para formação de palavras (começando com duas ou três sílabas simples).
                               

.........................................................................................

15. Utilizando cartolina colorida, sulfite e papel contact. Você pode montar ou com sílabas ou letras isoladas.
                                      
                                   





............................................................................................

16. Usando tampinhas de garrafa Peti e cartolina colorida, você consegue montar uma atividade colocando as sílabas e vogais no fundo da tampinha e figuras na cartolina para que a criança consiga formar palavras que possuam sílabas simples (dissílabos e trissílabos).
           

...............................................................................................................

17. A mesma atividade acima pode ser confeccionada com letras isoladas escritas no EVA cortados em quadrados iguais.

..................................................................................................
18. Usando cartolina, canetinha, rolo de papel higiênico ou de papel toalha, você consegue montar essa atividade. Primeiro corte a cartolina em tiras de igual tamanho, com as letras uma embaixo da outra e prenda no rolo com durex para que ela possa girar e formar  palavras de acordo com as figuras que você escolheu. A criança vai girar as letras até conseguir formar a palavra correspondente a figura indicada.

.....................................................................................................

19. Imprima algumas sílabas (conforme a figura) em folha de sulfite recorte no meio formando duas colunas com sílabas variadas e grampeie para poder folhear cada uma e cole sobre outro tipo de papel colorido. A criança vai observar as possibilidades existentes para formar palavras com duas ou três sílabas.


FONTES UTILIZADAS:
www.reab.me
http://www.playathomemomllc.com/

Idéias e Projetos Pedagógicos:
www.facebook.com/pages/Ideias-e-Projetos-Pedagógicos/2060989961519

Fonoaudióloga Fabiana Arão:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100007671796464&ref=ts&fref=ts

4 comentários:

"MEU FILHO AINDA NÃO FALA. SERÁ QUE É AUTISTA?"

Todos os dias me deparo com algum pai ou mãe bastante preocupados e ansiosos me fazendo a seguinte pergunta: "meu filho ainda não fala,...