sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O QUE FAZER PARA A CRIANÇA NÃO APRESENTAR DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO?

O QUE FAZER PARA A CRIANÇA NÃO APRESENTAR DIFICULDADES NA ALFABETIZAÇÃO? 

Nós profissionais da área da Educação sabemos o quão difícil é trabalhar com crianças quando estas apresentam dificuldades para conseguir memorizar ou reter a informação visual e/ou auditiva, fatores cruciais para o início e desenvolvimento da alfabetização. 
Muitas vezes este é um trabalho árduo, requer dedicação e paciência. Sempre enfatizo que o trabalho deve ser realizado em equipe, que por sua vez, engloba a Escola, os profissionais (Fonoaudiólogo, professor particular, Psicopedagogo) e a Família. 
A Escola realiza o trabalho de base nas séries inicias da alfabetização. Uma criança advinda de uma má-alfabetização, vai carregar consigo trocas e alguns tipos de erros que seguirão com ela no decorrer dos outros anos. Por isso, torna-se fundamental que a família reforce esse trabalho também em casa.
Acrescento aqui, que nosso trabalho deve partir primeiramente das VOGAIS, em seguida para as demais letras, conforme a criança consiga ir evoluindo. O trabalho fonoaudiológico, por sua vez, enfoca não somente o nome das letras, mas também o som que cada letra possui foneticamente. A escrita envolve funções como a memória visual - auditivo, a coordenação motora e a função cognitiva .

ATIVIDADES PARA AJUDAR NO APRENDIZADO DA ESCRITA

Abaixo temos algumas dicas para um trabalho de estimulação sensorial motora para iniciar com as crianças em casa desde cedo.

1 - Use uma tampa de caixa de sapato ou de presente com aproximadamente 1 pacote ou mais de sal (você pode usar corante para colorir o sal) ou areia: Recurso para estimulação sensorial, coordenação motora e memória visual. (Sugestão do site jen-peacefulparenting)

    

2 - Letras em EVA: com os olhos fechados a criança pegará uma letrinha dentro de uma caixa e terá que descobrir qual é, apenas pelo tato. (Inicie primeiramente com as vogais).




3 - Fazer letras com massinha de modelar: a própria criança fará suas letrinhas.
Utilize um molde com a letra escrita no papel. Fale o nome da letra e o som que ela faz.




4 - Fazer as letrinhas com arame revestido.



Fontes:http://www.reab.me/10-ideias-de-recursos-e-atividades-com-materiais-do-cotidiano/
http://www.ebc.com.br/infantil/paraeducadores/galeria/imagens/2013/01/sugestoes-de-brincadeiras-para-ensinar-letras-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"MEU FILHO AINDA NÃO FALA. SERÁ QUE É AUTISTA?"

Todos os dias me deparo com algum pai ou mãe bastante preocupados e ansiosos me fazendo a seguinte pergunta: "meu filho ainda não fala,...